NO RASTRO DO COLAPSO
Reflexões sobre a obra de Robert Kurz
Marcos Barreira e Maurilio L. Botelho (Orgs.)
Sobre o livro:
Trinta anos após a publicação de O colapso da modernização, de Robert Kurz, no Brasil, os ensaios aqui reunidos retomam alguns dos temas principais desse livro audacioso e desenvolvem, a partir dele, um conjunto de reflexões: desde o sentido histórico da crise do socialismo e o esgotamento da teoria marxista, até a instabilidade do capitalismo global e o surto de crescimento chinês nas últimas décadas. A matéria brasileira e a recepção local da obra de Kurz também estão presentes, tal como a crise das modernas relações de gênero e sua relação com as contradições sistêmicas do capitalismo. "A função do profeta é profetizar. Se as profecias acontecem ou não, não é problema do profeta", disse Roberto Schwarz sobre Robert Kurz. Este livro é, assim, também uma oportunidade para colocar à prova a teoria da crise de Kurz. O século XXI vai se tornar uma nova Era das Trevas? Mais de três décadas depois do anúncio dessa tendência em direção ao caos e à decadência das estruturas sociais, um cenário de terra arrasada das democracias de mercado do Ocidente ainda pode ser simplesmente descartado como irrealista? As bases econômicas e políticas da globalização capitalista são ameaçadas apenas de fora ou elas são corroídas pelas suas próprias contradições, de onde nascem o fundamentalismo neorreligioso e o novo extremismo de direita ? As contribuições deste livro são uma tentativa de resposta a essas questões.
Textos de: Robert Kurz (1943-2012), Cláudio R. Duarte, Neil Larsen, Agnes de Oliveira Costa, Daniel Feldmann, Tomasz Konicz, Marcos Barreira, Maurilio L. Botelho.
Sobre os organizadores:
Marcos Barreira é doutor em psicologia social pela UERJ, editor e tradutor. Organiza a coleção de textos fundamentais da crítica do valor na Consequência Editora.
Maurilio L. Botelho é professor de geografia urbana da UFRRJ e coautor do livro Até o último homem. Visões cariocas da administração armada da vida social, organizado por Pedro Rocha Oliveira e Felipe Brito (Boitempo, 2013).
EDITORA: CONSEQUÊNCIA
ASSUNTO: POLÍTICA, CIÊNCIAS SOCIAIS.
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura TAMANHO: 14 x 21,0 cm
EDIÇÃO: 1ª 2024 PÁGs. 314
LOMBADA: 2,0 cm
ISBN: 9786587145761