Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > * VULNERABILIDADE DO TERRITÓRIO E LUGARIDADES AMAZÔNICAS Os priratas do rio Solimões no Amazonas. Autor: Kristian Queiroz.

 

VULNERABILIDADE DO TERRITÓRIO E LUGARIDADES AMAZÔNICAS

Os priratas do rio Solimões no Amazonas

 

Autor: Kristian Oliveira de Queiroz

 

Sobre o livro: 

Desde os tempos coloniais até os dias de hoje, nos mares ou nos rios, os piratas agem como bandidos das águas onde a vulnerabilidade do espaço provê condições de sua atuação. O poder das ausências permite a presença de piratas na Amazônia. O caboclo-pirata amazônida se configura como uma expressão do território periférico brasileiro, acaba por revelar as contradições, a pobreza e as desigualdades da região. Esses sujeitos do crime atuam no maior rio do mundo onde a vida bandida é um instrumento de sobrevivência e sua capacidade de realizar a leitura geográfica da região é uma ferramenta guerra. 

Essa obra visa discutir a vulnerabilidade do território a partir das ações dos piratas do rio Solimões no Amazonas. A área analisada é o trecho entre os maiores centros urbanos dessa região, as cidades de Tefé e Coari. Inicialmente, propõe-se uma classificação dos piratas dos rios baseada no uso do território, nas escalas e estratégias de atuação, bem como nos equipamentos utilizados em suas investidas. Posteriormente, discute-se as ações da pirataria fluvial no Amazonas a partir da produção de lugares do crime construídos por meio das experiências e habilidades piratas adquiridas no seu espaço vivido enquanto caboclos e ribeirinhos: as lugaridades amazônicas.

Efetua-se assim, uma leitura da fragilidade do espaço e da vulnerabilidade do território provenientes da pouca eficiência ou mesmo ausência de elementos espaciais na região. Esse cenário de penúria e carência exibe uma territorialização incompleta das instituições públicas e das ações da sociedade. Desta forma, esse livro auxilia na compreensão do uso marginal do território brasileiro na Amazônia onde o conhecimento das tradições e os saberes da floresta municiam as ações dos piratas fluviais nessa fração da formação socioespacial brasileira.

 

Sobre o Autor: 

Kristian Oliveira de Queiroz é natural de Tefé no Amazonas, cidade onde reside após ter vivido parte da sua infância, adolescência e início da vida adulta em Juiz de Fora no estado de Minas Gerais. Como intelectual atua como professor, escritor, pesquisador, consultor, poeta, produtor, compositor, músico e filósofo amador. É Pós-Doutor, Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP); assim como especialista em Conservação de Recursos Naturais e licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); instituição de ensino superior onde é professor associado e lotado no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA).

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português    

FORMATO: Brochura - TAMANHO: 16 X 23,0 cm

EDIÇÃO: 1ª  2024

PÁGs.: 176 - LOMBADA: 1,5 cm - PESO: 600 gr.

ISBN: 9786587145822

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR