Fale Conosco pelo WhatsApp
Menu > Catálogo Consequência Editora > ESPERANDO OS BÁRBAROS Geopolíticas da segurança no Brasil do século XXI. Licio Caetano do Rego Monteiro (Autor)

 

 

 

ESPERANDO OS BÁRBAROS

Geopolíticas da segurança no Brasil do século XXI  

 

Licio Caetano do Rego Monteiro  (Autor)

 

Sobre o livro:... Como quadros, laboratórios e tabuleiros, nos ajudam a entender o papel dos militares na política brasileira contemporânea 

A emergência de um Estado securitário no país tem sido usualmente associada à crescente ocupação de cargos no governo federal por militares após 2016. Esperando os bárbaros analisa o mesmo fenômeno a partir de uma outra pergunta que, por sua vez, descortina um outro arco temporal: onde estavam os militares quando achávamos que eles eram carta fora do baralho

A resposta a essa pergunta passa por entender como as ameaças à segurança nacional foram concebidas e projetadas no terreno pelos militares, de modo a justificar sua presença no território e legitimar o seu papel na sociedade durante o período da chamada Nova República. 

Licio Monteiro nos oferece uma perspectiva inovadora, a partir da Geografia Política. Ao lançar mão da metáfora do tabuleiro, o autor decifra a maneira pela qual os militares organizam as ameaças segundo eixos que combinam os pares interno/externo e ordem/ desordem. Quando descreve as operações de combate às ameaças em tempos de normalidade institucional, o livro nos convida a adentrar os laboratórios das Forças Armadas nos quais, a partir de experimentos localizados e replicáveis, forjou-se concretamente o Estado Securitário.

Aliás, a escolha dos lugares de experimentação não é de modo algum aleatória, uma vez que os atores de Esperando os bárbaros operam, sobretudo, nas margens dos sistemas territoriais. Os confins da região amazônica, as favelas cariocas, a experiência haitiana e a zona de fronteira com a Bolívia e o Paraguai compõem os quadros geográficos que nos ajudam a entrever aquilo que alguns desejariam ocultar, e a pensar, em retrospecto, o que parecia inconcebível.

Letícia Parente Ribeiro (UFRJ) e Rebeca Steiman (UFRJ)

 

Sobre o Autor: 

Licio Caetano do Rego Monteiro é professor adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (UFF-Angra). Doutor em Geografia pela UFRJ, é coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e pesquisador do Grupo Retis/UFRJ.Atua no Programa Escolas do Território, em Paraty, e na Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Territórios e Saberes.

 

CONSEQUÊNCIA Editora

ASSUNTO: GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS

IDIOMA: Português        

FORMATO: Brochura, TAMANHO: 15,5 x 23,0 cm

EDIÇÃO: 1ª  2021

PÁGs.: 242

LOMBADA: 2,0 cm - PESO: 500 gr. 

ISBN: 9786587145259

 

 

Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR