ENSINO DE GEOGRAFIA:
Produção Social do Espaço e Processos Formativos
Livro 2
Ana Claudia Ramos Sacramento e Manoel Martins de Santana Filho
(Organizadores)
Sobre o livro:... Uma das características dos professores que tratam do ensino de Geografia é sua dificuldade com o caráter epistemológico deste ensinar o que traz implicações para suas práticas docentes. Refletir sobre a presença e o trato pedagógico da Geografia na escola pública, assim como o fato de que essa instituição se configura como um dos lugares de reprodução de saberes que realiza e projeta a sociedade capitalista, são importantes pontos de partida para uma ação propositiva crítica que poderá potencializar os processos de formação docente e o ensino de Geografia.
Essa coletânea Ensino de Geografia: Produção Social do Espaço e Processos Formativos envolve professores pesquisadores comprometidos em estreitar as relações entre Universidade e escola pública. Aqui podemos perceber que os autores apresentam, cada qual a sua maneira, preocupações relacionadas aos fundamentos e às superações de dicotomias e impasses que marcam a Ciência Geográfica e a Geografia desenvolvida tanto na escola básica como em outros lugares de experiências formativas.
Vale registrar ainda a constatação, nas várias pistas que os capítulos desse livro desvelam, de que há um renovado movimento de reflexão sobre as práticas da Geografia. E isso é preciso destacar porque busca a compreensão de diferentes ambientes e da escola como territórios vivos nos quais os processos formativos podem se desenvolver, reconhecendo os sujeitos que deles fazem parte. Essa obra apresenta-se como uma significativa contribuição ao campo da Geografia escolar. O compartilhamento dessa experiência vem em boa hora diante dos desafios atuais e futuros para o Ensino de Geografia e seus propósitos nos diferentes espaços formativos e o lugar que ocupa na formação de professores.
Sobre os organizadores: Ana Claudia Ramos Sacramento, Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) desde 2013 nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012). Mestra em Educação pela FE-USP (2007). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2001). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPEGEC) e projetos pela UERJ e pela FAPERJ. Manoel Martins de Santana Filho, Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2010) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2000). Geógrafo/educador, bacharel, e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena projetos relacionados à Educação Geográfica, Literatura e Formação de Professores pela UERJ.
CONSEQUÊNCIA Editora
ASSUNTO: GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura, TAMANHO: 16,0 x 23,0 cm
EDIÇÃO: 1ª ? 2020
PÁGs.: 380
LOMBADA: 1,5 cm
ISBN: 9788569437741