O CAPITAL NA ESTUFA: para a crítica da economia das mudanças climáticas
Coleção NIEP-Marx vol. IV
Autor: Eduardo Sá Barreto
SINOPSE:
O debate já antigo sobre as mudanças climáticas em nosso planeta costuma ter um sabor amargo para aqueles que nele se envolvem. De um lado, evidências cada vez mais gritantes da magnitude do problema; por outro, a constatação de que mesmo metas muito modestas de redução de emissão de gases de efeito estufa têm dificuldades imensas de se concretizar. Diante disso, é frequente atribuir a permanência do fenômeno sobretudo à uma falta de vontade política geralmente associada a algum vilão da vez . O livro de Eduardo Sá Barreto, O capital na estufa, foge deste panorama ao apresentar uma penetrante radiografia da lógica mais geral que preside à acumulação mundial capitalista, responsável, em seu entender, pelo agravamento da questão climática. Porém, antes desta apresentação, ele percorre os meandros dos argumentos mais frequentes do establishment econômico para lidar com o problema: o reiterado apelo à eficiência energética, à mitigação das emissões de CO2, à consciência ambiental etc. É só depois deste percurso que Sá Barreto demonstra com eloquência que as necessidades de expansão do capital o valor que se valoriza, na formulação de Marx são o núcleo causal responsável pela crescente deterioração ambiental.
Crítica imanente à literatura hoje hegemônica na área climática, crítica informada por um conhecimento sólido da teoria do valor de Marx, o presente livro faz soar como um voto piedoso os apelos correntes no sentido de uma redução do consumo de energia dentro do atual quadro da lógica capitalista. Enfim, não dissociar a questão climática das necessidades expansivas do capital é talvez o ensinamento mais duradouro da presente obra, condição para se apresentar um projeto de transformação que ultrapasse o mero voluntarismo político hoje predominante.
Maurício Vieira Martins, professor da Universidade Federal Fluminense
SOBRE O AUTOR: Eduardo Sá Barreto é doutor em Economia, professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx). Sua pesquisa concentra-se nos temas de crise ambiental e crise estrutural do capitalismo, tendo publicado diversos artigos nessas áreas. Diante da deterioração acelerada das condições materiais de suporte à vida no planeta, interessa-se, particularmente, em demonstrar que a superação da sociedade do capital é não apenas desejável e necessária, mas também urgente.
FICHA TÉCNICA:
EDITORA CONSEQUÊNCIA
ASSUNTO: ECONOMIA, CIÊNCIAS SOCIAIS.
IDIOMA: Português
FORMATO: Brochura
TAMANHO: 23,0 x 16,0cm
EDIÇÃO: 1ª 2018
PÁGs. 226
LOMBADA: 1,3 cm
ISBN: 9788569437468